Cursos Técnicos

Técnico em Farmácia

Cusos Técnicos

Portaria do Dirigente Regional de Catanduva de 31/10/2001, publicada no D.O.E. de 07/11/2001.

 

Técnico em Farmácia (18 meses):

Realiza operações farmacotécnicas identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensacão de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticos. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

 

Possibilidades de temas a serem abordados na formação:

Noções de farmacologia e de farmacotécnica. Microbiologia. Anatomia e fisiologia humana. Biossegurança. Legislação farmacêutica e sanitária. Comercialização, estoques e atendimento ao cliente. Controle de Qualidade. Produção e manipulação de formas farmacêuticas e de cosméticos.

 

Possibilidades de atuação:

Drogarias. Postos de saúde e de medicamentos. Farmácias de manipulação. Indústrias farmacêuticas.Unidades Básicas de Saúde. Hospitais. Distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

  

Escolaridade: Ensino Médio.

 

Componentes Curriculares: Psicologia Aplicada e Ética Profissional; Anatomia e Fisiologia Humanas; Microbiologia e Parasitologia; Nutrição e Dietética; Patologia; Noções de Higiene e Primeiros Socorros; Noções Gerais de Farmácia; Botânica e Farmacognosia; Farmacologia e Toxicologia; Farmacotécnica; Legislação Sanitária e Farmacêutica.