Cursos Técnicos

Auxiliar e Técnico em Enfermagem

Portaria do Dirigente Regional de Catanduva de 16-10-2000, publicada no D.O.E. de 17-10-2000


Auxiliar de Enfermagem (18 meses)

Escolaridade: Ter concluído o Ensino Fundamental.

Idade: O candidato deverá ter 16 anos e 6 meses no início do curso.


Auxiliar e Técnico em Enfermagem (24 meses)

Escolaridade: Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.

Idade: O candidato deverá ter 16 anos e 6 meses no início do curso e 18 anos ao final do mesmo.


Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos. 


Possibilidades de temas a serem abordados na formação:  

Processos saúde/doença e seus condicionantes. Políticas de saúde. Anatomia, fisiologia, nutrição, farmacologia, microbiologia e parasitologia. Processo de trabalho, humanização, ética e legislação profissional. Fundamentos da enfermagem. Enfermagem neonatológica, obstétrica, neuropsiquiátrica e UTI. Suporte básico à vida. Biossegurança. 


Possibilidades de atuação

Hospitais, Clínicas e Postos de Saúde, Empresas e Domicílios. 

 

Componentes Curriculares: 

Anatomia e Fisiologia Humanas; Microbiologia e Parasitologia; Nutrição e Dietética; Higiene e Profilaxia; Psicologia Aplicada à Enfermagem; Ética Profissional; Introdução à Enfermagem; Noções de Farmacologia; Enfermagem Médica; Enfermagem Cirúrgica; Enfermagem Obstétrica e Ginecológica; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem em Saúde Pública; Enfermagem Neuro-psiquiátrica; Noções de Adm. em Unidades de Enfermagem; Higiene e Segurança no Trabalho; Programa de Saúde Familiar; Noções de Informática. 


REGISTRO NO COREN: CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM.