Cursos Técnicos

Técnico em Açúcar e Álcool

Portaria do Dirigente Regional de Catanduva de 08/12/2004, publicada no D.O.E. de 09/12/2004.

 

Técnico em Açúcar e Álcool (18 meses):

Auxilia e atua no controle, supervisão e operações dos processos tecnológicos da produção de açúcar e álcool e subprodutos, observando a responsabilidade ambiental. Realiza análises físico-químicas e microbiológicas de matérias-primas e produtos dos processos de industrialização da cana-de-açúcar. Compõe equipe multidisciplinar nas fases de colheita, transporte, moagem, industrialização e distribuição do açúcar e álcool.

 

 CRQ: Registro no Conselho Regional de Química IV- Região.

 

Possibilidades de temas a serem abordados na formação:

Cana de açúcar e derivados. Processos de fabricação de açúcar. Álcool e derivados. Microbiologia. Biotecnologia e biossegurança. Gestão dos resíduos.

 

Possibilidades de atuação:

Usinas de açúcar e álcool. Destilarias. Empresas distribuidoras de combustíveis e de produção e venda de insumos industriais. Fazendas e cooperativas de cana-de-açúcar. Laboratórios de análises. Órgãos públicos.

 

Escolaridade: Ensino Médio

 

Componentes Curriculares: Agricultura Aplicada; Química Aplicada; Tópicos em Química Experimental; Máquinas e Equipamentos; Física Aplicada; Organização e Normas; Informática; Ética e Cidadania; Higiene e Segurança do Trabalho; Análise Química; Desenho Técnico; Processos Industriais I; Inglês Instrumental; Estatística; Tecnologia e Meio Ambiente; Tecnologia de Fabricação do Açúcar; Tecnologia de Fabricação do Álcool; Subprodutos; Automação; Processos Industriais II; Prática Profissional; Gestão e Qualidade.