Portaria do Dirigente Regional de Catanduva de 08/12/2004, publicada no D.O.E. de 09/12/2004.
Técnico em Açúcar e Álcool (18 meses):
Auxilia e atua no controle, supervisão e operações dos processos tecnológicos da produção de açúcar e álcool e subprodutos, observando a responsabilidade ambiental. Realiza análises físico-químicas e microbiológicas de matérias-primas e produtos dos processos de industrialização da cana-de-açúcar. Compõe equipe multidisciplinar nas fases de colheita, transporte, moagem, industrialização e distribuição do açúcar e álcool.
CRQ: Registro no Conselho Regional de Química IV- Região.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação:
Cana de açúcar e derivados. Processos de fabricação de açúcar. Álcool e derivados. Microbiologia. Biotecnologia e biossegurança. Gestão dos resíduos.
Possibilidades de atuação:
Usinas de açúcar e álcool. Destilarias. Empresas distribuidoras de combustíveis e de produção e venda de insumos industriais. Fazendas e cooperativas de cana-de-açúcar. Laboratórios de análises. Órgãos públicos.
Escolaridade: Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
Idade: O candidato deverá ter 16 anos e 6 meses completos no início do curso.
Componentes Curriculares: Agricultura Aplicada; Química Aplicada; Tópicos em Química Experimental; Máquinas e Equipamentos; Física Aplicada; Organização e Normas; Informática; Ética e Cidadania; Higiene e Segurança do Trabalho; Análise Química; Desenho Técnico; Processos Industriais I; Inglês Instrumental; Estatística; Tecnologia e Meio Ambiente; Tecnologia de Fabricação do Açúcar; Tecnologia de Fabricação do Álcool; Subprodutos; Automação; Processos Industriais II; Prática Profissional; Gestão e Qualidade.