Cursos Técnicos

Técnico em Automação Industrial

Portaria do Dirigente Regional de Catanduva de 18/12/2006, publicada no D.O.E. de 19/12/2006.

 

Técnico em  Automação Industrial (24 meses):
Atua no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa, opera e mantém sistemas automatizados respeitando normas técnicas e de segurança.
 

CREA: Registro Regional de Engenharia e Arquitetura. 

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Eletricidade. Eletrônica. Programação. Materiais e equipamentos industriais. Servomecanismos e motores elétricos. Sensores e atuadores. Automação e controle. Redes industriais. Sistemas supervisórios.
 
Possibilidades de atuação:
Indústrias, preferencialmente as de processo de fabricação contínuos, tais como petroquímicas, de alimentos e de energia. Laboratório de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. Empresas integradoras e prestadoras de serviço.
 
Escolaridade: Ensino Médio.
 
Componentes Curriculares: 
Dispositivos de Medição e Controle; Física Aplicada; Química Aplicada; Desenho Técnico; Matemática Aplicada; Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho; Redação Técnica; Laboratório de Cad; Controle Automático de Processo; Sistemas Digitais de Controle; Controlador Lógico Programável; Normatização e Análise Estatística de Processo; Eletrônica; Eletricidade; Comandos Elétricos; Técnicas Digitais e Microcomputadores; Análises Industriais; Sistemas Pneumáticos; Confirmação Metrológica.