Portaria do Dirigente Regional de Catanduva de 08/12/2004, publicada no D.O.E. de 09/12/2004.
Técnico em Química (18 meses)
Atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.
CRQ:Conselho Regional de Química IV-Região.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação
Química. Análises físico-químicas e microbiológicas. Processos industriais. Boas práticas de laboratório e de fabricação. Metrologia química. Técnicas de amostragem. Gestão ambiental.
Possibilidades de
atuação
Indústrias. Empresas de comercialização e assistência técnica. Laboratórios de ensino, de calibração, de análise e controle de qualidade e ambiental. Entidades de certificação de produtos. Tratamento de águas e de efluentes.
Escolaridade: Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
Idade: O candidato deverá ter 16 anos e 6 meses no início do curso.
Componentes Curriculares:
Higiene e Segurança do Trabalho; Fisicoquímica; Química Inorgânica; Tópicos em Química Experimental; Química Orgânica; Gestão e Qualidade; Análise Química Qualitativa; Análise Química Quantitativa; Ética e Cidadania; Tecnologia Química; Desenho Técnico; Operações Unitárias; Química do Meio Ambiente; Análise Instrumental; Corrosão; Projetos Industriais; Inglês Instrumental; Informática; Estatística; Instrumentação Industrial.
ESPECIALIZAÇÃO em AÇÚCAR E ÁLCOOL (6 meses)
Requisitos de acesso: Ter concluído o curso de Técnico em Química.
Trata-se de um curso de Especialização para portadores do Diploma de Técnico em Química. Esta Especialização vem atender a demanda de mão de obra qualificada par aa produção sucro-alcooleira.
Este setor da economia tende a crescer em nível regional e nacional, tendo em vista o interesse mundial pela procura do Etanol como energia alternativa.
O estado de São Paulo é responsável por 60% da área plantada de cana-de-açúcar e pela produção de mais de 3 bilhões d elitros de Etanol.
Trata-se de um mercado de trabalho em pleno crescimento com oportunidade para a mão de obra qualificada. A carga horária exigida é de 400 horas acrescidas de 50 horas de Estágio Supervisionado.
Componentes Curriculares: Tecnologia de Fabricação do Açúcar; Tecnologia de Fabricação do Álcool; Agricultura Aplicada; Máquinas e Equipamentos; Subprodutos; Prática Profissional.
ESPECIALIZAÇÃO em QUÍMICA DE ALIMENTOS (6 meses)
Requisitos de acesso: Ter concluído o curso de Técnico em Química.
Componentes Curriculares: Microbiologia dos Alimentos; Conservação dos Alimentos; Bioquímica dos Alimentos; Química dos Alimentos; Tecnologia dos Alimentos de Origem Vegetal; Tecnologia dos Alimentos de Origem Animal; Análise Química dos Alimentos; Projetos e Instalações Industriais; Nutrição e Dietética; Higiene e Legislação dos Alimentos.