Cursos Técnicos

Técnico em Radiologia

Portaria do Dirigente Regional de Catanduva de 18/12/2006, publicada no D.O.E. de 19/12/2006.

 

Técnico em Radiologia (18 meses):

Realiza exames radiográficos convencionais. Processa filmes radiológicos, prepara soluções químicas e organiza a sala de processamento. Prepara o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, hemodinãmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultrassonografia. Auxiliar na realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia. Acompanha a utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, sob a supervisão profissional pertinente. 

 

CRTR: Conselho Regional Técnico em Radiologia.   

 

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: 

Biossegurança. Física das radiações. Anatomia e fisiologia. Geração e aplicação de Raios-X. Imagem para diagnóstico médico. Proteção radiológica e dosimetria. Processamento de filmes e imagens radiográficas. Meios de contraste. Técnicas de radiologia convencional adulta e pediátrica. Semiotécnica.

 

Possibilidades de atuação:

Serviços de radiologia e diagnóstico por imagem em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde.

 

Escolaridade: Ensino Médio Completo e 18 anos completos no início do curso.

 

Componentes Curriculares: Anatomia e Fisiologia Humanas; Enfermagem Básica; Patologia Aplicada; Farmacologia; Psicologia e Ética; Proteção de Higiene e Radiações; Física Radiológica; Administração dos Serviços de Radiodiagnóstico; Noções de Legislação Radiológica; Anatomia Radiológica; Técnicas Radiológicas; Radiologia Elementar; Radioterapia; Radioisotopia (Medicina Nuclear); Processamento de Filmes e Imagens Digitais; Equipamentos Radiológicos.

 

Requisitos de acesso: Ter concluído o Técnico em Radiologia.

 

ESPECIALIZAÇÃO DE RADIOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA:

 A Especialização em Tomografia Computadorizada destina-se a portadores do curso técnico em Radiologia. Trata-se de uma especialização que atende aos avanços tecnológicos dessa área da saúde. Os portadores desta Especialização encontram um vasto campo de trabalho, tendo em vista a carência deste profissional.

A carga horária do curso é de 360 horas, sendo 240 horas de aulas teóricas e práticas e 120 horas de estágio supervisionado.

 

Componentes Curriculares: Tomografia Computadorizada.