Portaria do Dirigente Regional de Catanduva de 20/06/2006, publicada no D.O.E. de 21/06/2006.
Técnico em Segurança do Trabalho (18 meses):
Atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de EPI e EPC. Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o PPRA. Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação:
Legislação. Sistema de segurança e saúde no trabalho. Prevenção e controle de riscos. Tecnologias de prevenção e combate a incêndio e suporte emergencial à vida. Meio ambiente e qualidade de vida. Ergonomia. Desenho técnico. Doenças ocupacionais.
Possibilidades de atuação:
Instituições públicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança.
Escolaridade: Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
Idade: O candidato deverá ter 16 anos e 6 meses completos no início do curso.
Componentes Curriculares:
Administração e Legislação Aplicadas; Higiene e Segurança do Trabalho; Ergonomia; Tecnologia e Prevenção de Combate a Sinistros; Desenho Técnico; Medicina do Trabalho; Prevenção e Controle de Perdas; Princípios de Tecnologia Agrária Industrial; Psicologia do Trabalho; Métodos e Técnicas de Treinamento; Técnicas e Metodologia de Redação; Noções Básicas de Informática.